A história de superação do Thor e a displasia canina
- Amanda Ballarin
- 25 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2023
Conheça a jornada do cão e entenda a importância da prevenção e tratamento veterinário

Em março de 2015, o Thor chegou ao lar da Kelly após ser abandonado em uma creche. O doce cão era advindo de um canil renomado, cheio dos certificados de raça pura, entretanto, conforme foi crescendo, sua tutora notou que suas patas traseiras eram viradas para dentro. Foi quando descobriram que ele tinha Displasia Coxofemoral Bilateral - uma espécie de má formação das articulações.
A doença é bem complexa e debilitante, mas existem tratamentos para aliviar o desconforto e melhorar a qualidade de vida do animal. Quando ele completou 6 anos, foi piorando bastante, até que um dia parou de andar, chorava de dor e Kelly (sua tutora), resolveu partir para uma cirurgia de desligamento de nervos que causavam esses terríveis incômodos.
Thor operou em Junho de 2021 e a recuperação foi bem difícil. Não andava, fazia suas necessidades fisiológicas deitado e, com isso, precisava tomar banho 3x ao dia. Comia também deitado, perdeu toda musculatura e, segundo recomendações do cirurgião, ele deveria fazer fisioterapia por um longo tempo.

Por ele ser um cachorro de grande porte, pesado (50kg), difícil de ser manipulado, foi uma longa jornada encontrar um profissional que aceitasse o caso do Thor. Foi quando recomendaram para a Kelly a veterinária Amanda Ballarin. Apesar de toda a complexidade, a Dra. Amanda não desistiu do caso do cão e deu muito mais expectativas positivas para essa família.
Após muitos meses de reabilitação, atualmente, Thor está ótimo! Andando bem, passeando na rua como ele sempre adorou e frequentando o Hollywood Pet - localizado na cidade de Santo André (SP) - semanalmente, para fazer atividades interativas e fisioterapia veterinária.
“Estamos na 43ª sessão de fisioterapia para controle de dor e fortalecimento muscular”, explica a Dra. Amanda Ballarin. “Thor também frequenta a nossa creche e vem sozinho andando todo feliz! É muito gratificante termos momentos como esses, uma equipe que acredita e tutores que se entregam na esperança. Por isso a prevenção é tão importante!”, acrescenta Ballarin.
Sobre a Displasia Coxofemoral Bilateral
A Displasia Coxofemoral Bilateral é uma incongruência da articulação do quadril, decorrente de má-formação genética e que causa a degeneração dessa região. A doença envolve principalmente áreas como a cabeça do fêmur, a cápsula articular e o local onde se encaixa a cabeça femoral.
No caso do Thor, por exemplo, ele andava super bem e, de vez em quando, ficava mais cansado. Em 2019, começou a ter um pouco de dificuldade para andar e isso foi um sinal de alerta. Segundo a Dra. Amanda, o sobrepeso significativo e hipotireoidismo (alteração na produção de hormônios) também colaboraram para o paciente ficar mais cansado e desanimado, consequentemente com dificuldade de emagrecimento.
“O Thor fez tratamento para ambos os diagnósticos. Porém, o tratamento de Displasia não teve sucesso com medicamento e, com isso, foi submetido a Denervação Bilateral da Coxofemoral (cirurgia de quadril bilateral). Após muito cuidado no pós operatório e tratamento adequado, o paciente está ótimo”, explica Ballarin, ressaltando a importância de procurar um veterinário especialista para promover mais bem-estar e saúde para seu pet.
Dra. Amanda Ballarin e Hollywood Pet
A Dra. Amanda Ballarin, responsável pelo tratamento e acompanhamento do Thor, é fundadora do Hollywood Pet - um centro de reabilitação e bem-estar animal, localizado em Santo André (SP). Com uma área total de 500m², o espaço é dedicado à saúde física e qualidade de vida dos pets, através dos serviços de Fisioterapia, Acupuntura, Fisiatria Veterinária, Acompanhamento Pediátrico, Estética Animal, Day Care e Creche e Hospedagem.

Médica veterinária, apaixonada pela área da reabilitação animal, Amanda vem sempre se aprimorando em diversos cursos e especializações. A especialista teve oportunidade de estagiar em um centro de reabilitação na Espanha e trabalhou com uma empresa de reabilitação em grandes hospitais de São Paulo. Atualmente, se dedica ao seu centro veterinário e é responsável pela fisioterapia de um abrigo com mais de 300 cães.
Hollywood Pet
Av. Dom Pedro II, 1655 - Campestre, Santo André - SP, 09080-111
Telefone: (11) 98866-6658
Comments